Consulta de hepatologista

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTA DE HEPATOLOGISTA PARA OS CUIDADOS COM O FÍGADO

A hepatologia é uma área da medicina voltada para o estudo do fígado, mais precisamente para o estudo das doenças relacionadas a este órgão. Ao investir em estudos de hepatologia são investigadas medidas de prevenção e tratamento para com as principais doenças que acometem o fígado.

As doenças do fígado são causa de sofrimento para muitos brasileiros e a consulta de hepatologista tem como missão investigar e diagnosticar as principais causas e consequências relacionadas a danos hepáticos reversíveis e irreversíveis. No Brasil, as principais causas de doenças do fígado que levam os pacientes a investirem em uma consulta de hepatologista são:

• Consumo excessivo de álcool;
  • Infecções crônicas pelo vírus da hepatite B e C;
  • Fígado gordo não alcoólico;
  • Excesso de peso;
  • Diabetes;
  • Dislipidemia;
  • Algumas infecções.

Num diagnóstico clínico durante a consulta de hepatologista, o consumo excessivo de álcool está relacionado com as seguintes doenças hepáticas:

• Hepatite alcoólica ou com a cirrose hepática
.

Comparando estes dois casos, a cirrose é a forma mais grave das doenças do fígado e pode desencadear a necessidade de um transplante de fígado em caso de danos irreversíveis. Já o fígado gordo não alcoólico numa consulta consulta de hepatologista com hepatologista pode ser chamado de esteatose hepática. Tanto a diabetes quanto a dislipidemia (alterações no metabolismo das gorduras) entram no grupo de doenças metabólicas e podem promover diversos danos hepáticos, já que o fígado é o principal órgão responsável pelo metabolismo energético.

As principais formas de se realizar uma consulta de hepatologista para investigar e diagnosticar adequadamente um paciente com alguma doença no fígado é através da anamnese do paciente, com uma história clínica cuidadosa, complementada por um exame físico realizado pelo médico e exames laboratoriais e de imagem. O exame laboratorial é consulta de hepatologista realizado por um laboratório de análises clínicas e pode investigar problemas hepáticos através das enzimas hepáticas (como aspartato-aminotransferase (AST), alanina-aminotransferase (ALT), fosfatase alcalina (FA), gama-glutamiltransferase (GGT), dentre outras). Já o exame de imagem pode ser uma ecografia abdominal e, eventualmente, outros mais complexos.

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTA DE HEPATOLOGISTA PARA OS CUIDADOS COM O FÍGADO

Com espaço físico localizado no município de São Paulo, a Clínica Mies se destaca no fornecimento de consulta de hepatologista de qualidade e preço justo. O fundador e médico da clínica, o professor e doutor Sérgio Mies tem um compromisso com o diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho digestivo, com ênfase no fígado e vias biliares. O profissional médico tem toda a formação acadêmica desenvolvida na Universidade de São Paulo e conta com mais de 40 anos de experiência no ramo.

Principais cidades e regiões do Brasil onde a Clínica atende Consulta de hepatologista: